domingo, 23 de março de 2014

Ginástica Rítmica

HISTÓRIA

A história da Ginástica Rítmica começa um pouco mais tarde do que a da Ginástica Artística. Este tipo de atividade física aposta mais na elegância e na beleza do que no esforço e na resistência. A outra diferença importante entre a Ginástica Desportiva e a Ginástica Artística baseia-se na forma de utilização dos equipamentos, que são complementos dos movimentos na primeira e suporte para as acrobacias na segunda. Neste sentido, a pontuação na Ginástica Rítmica baseia-se não só na execução correta dos movimentos, mas também na graciosidade das atletas, pois este desporto está reservado apenas às mulheres (competitivamente falando).
A Ginástica Desportiva já era praticada desde os finais da I Guerra Mundial, embora sem que regras específicas tivessem sido fixadas. Muitas escolas inovaram a forma como se praticavam os exercícios tradicionais de ginástica através da junção da música que exige o ritmo nos movimentos das ginastas. Apenas em 1946 é feita uma primeira distinção na ginástica de competição, na Rússia, quando surge também a designação de Rítmica.
Em 1961 vários países do leste Europeu organizam um campeonato internacional desta disciplina e no ano seguinte a Federação Internacional de Ginástica reconhece a nova modalidade nas suas regras, sendo que em 1963 se realiza o primeiro campeonato mundial. A maior parte dos equipamentos utilizados atualmente foram introduzidos nesta competição com a exceção da fita e das maças.
Em 1984 a Ginástica Rítmica faz a sua primeira aparição olímpica, embora as melhores ginastas a nível mundial, provenientes dos países do Leste europeu não tivessem concorrido nesse ano devido ao boicote realizado por esses países. Em 1996 os Jogos Olímpicos trazem ainda uma outra modificação nesta competição, tendo sido introduzida a prova de grupo.

REGRAS

As competições são individuais ou em grupos de 5 ginastas. Cada movimento de uma rotina de Ginástica Rítmica envolve um grau alto de habilidade atlética.
Um ginasta rítmico deve possuir as seguintes habilidades: força, energia, flexibilidade, agilidade, destreza e resistência. Na ginástica de grupo, os atletas precisam desenvolver na sua equipe de treino, sensibilidade, adaptação rápida e antecipação, além das habilidades acima mencionadas.
Os aparelhos se diferenciam muito nas suas composições. O atleta tem que coordenar movimentos de corpo muito difíceis com os elementos do aparelho que estiver usando.

Corda

Ginástica Rítmica
Caracteriza-se por balanços, círculos, rotações, figuras com movimentos tipo "oito", lançamentos e capturas da corda. Os ginastas também saltam e saltam com a corda aberta ou dobrada, segura por ambas as mãos. A corda é feita de linho ou material sintético; proporcional ao tamanho da ginasta.

Arco

Ginástica Rítmica
Os movimentos mais comuns com o arco incluem balanços, rolamentos, lançamentos e capturas, giros, incursões no arco, rotações do arco no chão e rotações do arco ao redor da mão e outras partes do corpo. O mais impressionante aqui está nos altos lançamentos e nas técnicas complexas para pegar o arco de uma forma diferente a cada momento. O arco é feito de madeira ou plástico, possui diâmetro interior de 80-90cm e peso mínimo de 300 gramas.

Bola

Ginástica Rítmica
Ondas, círculos, lançamentos e capturas, movimentos com a bola equilibrada na mão, saltos e giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo são os movimentos mais comuns desta especialidade. A bola é feita de borracha ou material sintético, e seu diâmetro é 18-20cm e o peso mínimo é 400 gramas.

Maças

Ginástica Rítmica
Balanços, círculos grandes, círculos pequenos, moinhos, lançamentos e capturas, e batidas rítmicas são os movimentos mais comuns. As maças são feitas de madeira ou material sintético, com cerda de 40-50cm de comprimento, e seu peso é de 150 gramas cada; a cabeça da maça deve ter no máximo 3cm. Têm a aparência de garrafas invertidas.

Fita

Ginástica Rítmica
São incluídas nas rotinas de fitas, espirais, balanços, círculos, lançamentos e capturas, e movimentos com figuras tipo 'oito'. A fita deve permanecer em movimento constantemente.
A fita possui uma vareta que é feita de madeira ou material sintético e tem diâmetro máximo de 1cm, por 50-60cm de comprimento; a fita é feita de cetim ou material semelhante com largura de 4-6cm por 6 m de comprimento; o peso da fita deve ser de no mínimo 35g.

Grupo

Na prova de grupo cinco atletas trabalham juntas como uma só unidade. O grupo é julgado na habilidade das atletas para demonstrar domínio de corpo e habilidades dos aparelhos de maneira sincronizada, harmoniosa. Um exercício de grupo tem que incluir dificuldades das mesmas categorias de movimento de corpo que aplicam à competição individual e movimentos característicos do aparelho. Além disso, as atletas de grupo têm que executar elementos que envolvem trocas grandes e pequenas de equipamento. Quanto mais interação houver entre as ginastas, melhor será o exercício.
Cada grupo tem que competir com duas rotinas diferentes. O aparelho a ser usado em competição de Grupo é escolhido pela FIG. Uma das rotinas é executada com cinco aparelhos iguais, a outra rotina é coreografada com os aparelhos misturados.
Atletas de grupo devem trabalhar como uma equipe. A interação íntima das cinco atletas dentro de uma área (um tapete quadrado) de 13x13m e as muitas trocas de materiais que acontecem durante uma série, força cada atleta para que este seja extremamente sensível aos movimentos e ações dos demais integrantes do grupo.
Cada rotina deve durar entre 60 e 90 segundos. Quanto à arbitragem, existem duas bancas diferentes, uma que atribui a nota técnica e outra que atribui a nota artística.

TÁTICAS

Para melhorar o desempenho de uma ginasta, há alguns pontos importantes que devem ser considerados:
Compreender e dominar as diferentes técnicas é indispensável para não cometer erros que podem ser penalizados na pontuação final;
Alguns elementos são mais importantes do que outros, mas podem também ser mais difíceis ou arriscados e podem não se conjugar com a coreografia escolhida;
A ginasta deve concentrar-se nos elementos mais difíceis que valem mais pontos, mas que também requerem mais esforço e treino;
Os elementos de ligação não devem ser esquecidos, pois são eles que conferem ritmo e equilíbrio a todo o exercício, sendo fundamentais para um bom desempenho;
Alguns elementos podem ser executados de uma forma pouco clara, o que depois pode trazer problemas de interpretação por parte dos árbitros; é necessário interpretar todos os elementos de uma forma clara e simples para que não subsistam quaisquer dúvidas;
Uma apresentação muito boa não é fácil, mas também não é impossível, basta muita dedicação, esforço e treino.

TÉCNICAS

Elementos Corporais
Saltos
Para que os juizes considerem um salto válido, este deve ter uma altura adequada para a estatura da ginasta e do aparelho utilizado, e o centro de gravidade da ginasta deve estar suficientemente elevado. A forma do corpo durante o salto deve estar bem definida, assim como a definição da sua amplitude. A chegada ao solo é também muito importante pois uma descida muito forte pode levar a uma penalização. Estes elementos devem ser utilizados com a corda ou com o arco.
Equilíbrio
Consiste na formação de uma posição estática num exercício. Esta posição deve manter-se durante pelo menos um segundo e ter como base de sustentação os dedos dos pés ou um joelho. As ginastas nunca devem executar movimentos desnecessários durante, antes ou na conclusão do exercício, nem podem utilizar as mãos ou o aparelho como apoio. Os aparelhos a serem utilizados nos elementos de equilíbrio são a bola ou as maças.
Pivots
Esta rotação do corpo deve partir de uma posição estática, sendo que deve passar um pouco para além dos 360º para ser considerada uma volta completa ou mais de 720º para ser uma volta dupla completa. O pivot deve ser executado na ponta dos pés e a forma do corpo devem ser mantida até ao final da rotação. A perda de equilíbrio e o apoio no calcanhar durante a rotação são duas faltas graves neste elemento, que deve ser executado nos exercícios com a fita.
Flexibilidade
Estes elementos consistem na obtenção de uma posição bastante estendida para atestar a flexibilidade da ginasta. Assim, devem possuir uma amplitude considerada satisfatória e uma forma do corpo bem definida para serem considerados válidos. Uma perda de equilíbrio ou a não colocação da cabeça no movimento conjunto são faltas freqüentes num exercício que pode ser aplicado a qualquer aparelho.
REGRAS
Pontuação
O resultado base para cada exercício é de 9.6 pontos, aos quais podem ser descontados pontos devido a faltas ou acrescidos bônus para exibições excepcionais. Nas competições por grupos, a pontuação base é 19.20, sendo a pontuação máxima 20 pontos.
Cada exercício deve incluir 4 elementos de dificuldade B e 4 elementos de dificuldade A. Nas finais são exigidos também elementos de maior dificuldade, C e D, um dos quais deve ser executado com a mão esquerda. A totalidade do solo (tablado) deve ser utilizado durante o exercício, e os elementos devem fluir na coreografia e não seguir-se apenas uns aos outros.
Ordem dos aparelhos
A ordem dos exercícios é decidida pela Federação Internacional de Ginástica. Para os Jogos Olímpicos essa ordem é corda, bola, maças e fita e para as outras competições de ginástica rítmica é corda, arco, bola, maças e fita.
Faltas
Existem diversas faltas que podem ser cometidas ao longo do exercício e que vão condicionar a pontuação.
Algumas delas são:
Falta de unidade no exercício
Falta de equilíbrio entre os diversos elementos
Utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos
Música inadequada, com pausas prolongadas ou com um final brusco
Falta de variedade nos elementos executados, nos movimentos do corpo ou nas transições
Começar o exercício sem contato com o aparelho.
Bônus
O acréscimo de pontos pode advir de diversos fatores, nomeadamente:
Originalidade da coreografia
Acompanhamento musical
Desempenho excepcional por parte da ginasta.
Corda
Existem diversos exercícios obrigatórios que incluem balanços, círculos, enrolar e desenrolar a corda, atirar ou receber a corda. As ginastas podem ainda saltar através da corda aberta ou dobrada de diferentes formas.
Arco
Os passos a serem executados com o arco são os saltos, as rotações, atirar e apanhar o arco. As manobras que podem ser consideradas mais difíceis e passivas de receber bônus são a projeção do arco a uma altura elevada e apanhá-lo de uma forma original e diferente.
Bola
A bola não pode ser agarrada, apenas sustentada com a mão, o que significa que são necessários movimentos mais graciosos como rodá-la, segurá-la para fazer passar sobre ou sob o corpo da ginasta e atirá-la para o ar.
Maças
Os movimentos mais freqüentes neste exercício são as rotações, atirar as maças ao ar ou passá-las de mão em mão e movimentá-las de forma rítmica para acompanhar a música.
Fita
O exercício com fita proporciona um espetáculo bastante bonito quando a ginasta a agita de modo a formar diferentes padrões e figuras. Existe uma regra importante neste aparelho que é a obrigatoriedade da constante movimentação da fita.
Grupos
Num grupo, os seus cinco elementos devem trabalhar de forma unida e coesa, pois a pontuação final depende não só do desempenho individual, mas também da prestação de todas em conjunto. O tipo de elementos que devem ser executados nestes exercícios são semelhantes às prestações individuais, com a exceção das trocas de aparelhos, que abrem um vasto leque de combinação de movimentos.
Cada grupo deve competir com duas rotinas diferentes, sendo uma delas com todos os aparelhos iguais e a outra com diferentes aparelhos combinados.
Fonte: www.ginasticas.com.br
Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica - poesia em movimento
Realizado principalmente por mulheres, Ginástica Rítmica é uma disciplina que combina a graça, coordenação, agilidade e arte. Acompanhado pela agitação música, a ginasta usa aparelhos de mão pequena para tecer uma rotina de moldagem impecável música ginasta, beleza e aparelhos em um só.
O manuseio do aparelho no exercício das curvas complexas, pivôs, os saldos e movimentos contorcionistas como são marcas características desta disciplina ginástica intrigante.
Proporcionar oportunidades de participação para individuais ou grupos, Ginástica Rítmica é o esporte perfeito para aqueles com uma propensão para a dança e movimento à música e que a personalidade e expressão pode ser alimentada ao longo das seguintes peças de aparelhos:
Corda
O cabo é feito de cânhamo ou material sintético. O comprimento pode ser alterada na proporção do tamanho da ginasta e em vez de uma pega, em cada extremidade do cabo termina num nó.
Rotinas pode ser realizada com a corda aberta ou dobrada, realizada com uma ou duas mãos, com ou sem a corda muda de mãos. A relação entre a corda ea ginasta muitas vezes pode evocar uma imagem agressiva, como quando a corda toma conta da ginasta e se enrola ao redor. No entanto, a flexibilidade, agilidade e graciosidade sempre transcender esse momento de "fúria".
Aro
O aro é composto de madeira ou de plástico e o seu diâmetro interno pode variar de 80 a 90 centímetros. O peso mínimo do aro é de 300 gramas.
O aro deve ser suficientemente rígida para manter a sua forma, quando utilizado numa rotina.
O aro esculpe um espaço que deve ser totalmente utilizada pela ginasta, como quando ela passa pelo aro ou quando o aparelho gira em torno de qualquer parte de seu corpo. Alterações frequentes aperto exigem bem desenvolvida coordenação e a forma do aro é ideal para a laminação e girando no chão ou em diferentes partes do corpo.
Bola
A bola é feita de material de borracha ou sintéticos e o seu diâmetro é entre 18 a 20centimetres. O peso da bola deve ser de pelo menos 400 gramas.
A bola é a única peça do aparelho que nunca pode ser realizada, só pode ser equilibrado no corpo ou rolou. Este requisito resulta em uma união perfeita entre o corpo da ginasta eo aparelho. Os lances espetaculares da bola estão em contraste puro com a suavidade e precisão das capturas, sendo que ambos também são exigências da rotina.
Clubes
Os clubes podem ser feitas de madeira ou material sintético e o seu comprimento está entre 40 a 50 centímetros. Cada clube pesa 150 gramas.
Clubes fornecer jogos para as mãos! As ginastas executar moinhos, rotações, círculos, mantas, e muitos movimentos assimétricos em combinação com movimentos complexos do corpo. Manuseio clube exige um trabalho rítmico, coordenação e precisão de um relógio.
Fita
O pau de fita é de 50 a 60 centímetros de comprimento e um centímetro de diâmetro. Ele é geralmente feita de madeira, plástico, fibra de vidro ou de bambu.
A fita é feita de cetim ou de um material similar sem amido. O peso máximo da fita é de 35 gramas, a sua largura é de 4 a 6 cm, e o seu comprimento é de um mínimo de 6 metros.
A fita é uma peça longa, flexível e leve do aparelho que molda padrões no espaço. Quando usado pela ginasta, seus movimentos aéreos esculpir formas e imagens. Cobras, espirais e arremessos representam os elementos principais de rotina ao usar a fita.
Fonte: www.british-gymnastics.org

Ginástica Rítmica

Ginástica rítmica é um esporte que combina ginástica e dança com o uso artístico e hábil de aparelhos portáteis. O conceito de ginástica rítmica existe desde 1800, mas tornou-se um esporte olímpico de pleno direito desde a concepção.
Reconhecido oficialmente pela primeira vez como ginástica modernos, em 1961, que mais tarde tornou-se e manteve-se conhecida como ginástica rítmica. O primeiro Campeonato Mundial para o esporte foi realizada em 1963, mas não foi adicionada as competições olímpicas até 1984 como um esporte individual. No Verão de 1996 Jogos Olímpicos , uma categoria de concorrência grupo foi adicionado a ginástica rítmica.
A partir de 2007, ginástica rítmica continua a ser um esporte principalmente participou por mulheres, mas alguns países têm desenvolvido um interesse masculino baseado no esporte. Se realizar como um indivíduo ou de um grupo, as ginastas devem empregar o uso de um ou mais aparelhos portáteis usados no esporte.
Estes incluem clubes, bolas, arcos, fitas, e corda. Concorrentes combinar vários elementos de ginástica e dança, ao mesmo tempo manipulando um aparelho.
Na ginástica rítmica, os concorrentes são pontuados com base em um sistema de pontuação 20 pontos. O sistema de pontuação mudou desde a sua criação inicial, que começou como um sistema de pontuação 10 ponto muito como ginástica artística . Embora o sistema de pontuação é sempre sujeito a alterações a critério da Fédération Internationale de Gymnastique (FIG), o órgão internacional do esporte, que adaptou o sistema de pontuação 20 pontos em 2005. Os valores primários do sistema de pontuação está baseada em três elementos da rotina - técnica, artística e execução.
Durante a competição, a ginasta rítmica pode executar qualquer combinação de movimentos de dança com ginástica, mas eles são marcados não apenas na sua execução de movimentos específicos, mas também a sua capacidade para lidar com seu aparelho escolhido ea sua expressão criativa e artística. Assim, como em outros esportes competitivos que usam a música como patinação artística, suas rotinas devem ser cuidadosamente coreografado e praticaram um número indefinido de vezes. Muito parecido com ginastas competitivos, os participantes em ginástica rítmica normalmente começam em uma idade jovem. Muitos começam o esporte depois de ser apresentado a ginástica, mas também podem desenvolver um interesse por causa da dança.
Finalizando
Ginástica Rítmica é um esporte bonito e elegante. Rotinas de ginástica rítmica contendo dança e muitas características de balé são realizados para a música através de aparelhos de mão, como corda, bola, arco, fita e clubes por indivíduos, pares, trios ou grupos de ginastas.
Ginástica rítmica é uma atividade desafiadora e excitante para todas as crianças. Ginástica Rítmica se concentra em consciência corporal e coordenação olho-mão, o espírito de equipe, a construção de confiança e resolução de problemas.
Ginástica Rítmica oferece às crianças a oportunidade única de expressar-se com a música, e a chance de competir em competições de nível nacional e internacional.
Fonte: www.wisegeek.com

Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica
No início do século XX, a ginástica rítmica é uma disciplina difícil de definir os dispositivos utilizados não são claramente estabelecidos e os primórdios do GR Olimpíadas não são convincentes. É apenas nos 60 estados que o esporte e se tornou um esporte oficial dos Jogos Olímpicos em 1984.
Ginástica rítmica é caracterizado pelo uso de cinco dispositivos: a bola, aro, corda, fita e paus. Uma coreografia pode ser realizada dueto solo, e da equipe.
No caso de um grupo de cadeia, pode haver vários tipos de engrenagem (3 fitas + 2 bolas de aros, + 2 ou 3 cadeias). Esta é a aliança da graça do bailarino e da flexibilidade de um ginasta!
Na competição, as ginastas são pontuadas de acordo com três critérios:
Execução (o bom funcionamento da web, os erros como perda de veículo, perda de equilíbrio ...)
As artes (música escolha - sem liberdade condicional obrigatória, coreografia)
Tecnologia (as "dificuldades" que traz a ginasta ao seu salto coreografia, flexibilidade, equilíbrio e pivôs, não mais de 18 desafios na coreografia).
 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=30uVh2o0QOY
http://www.youtube.com/watch?v=H-o4cVXRT2c&list=PL80AE31B45ADFF596&feature=player_embedded

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